“Carmen” abre temporada lírica do Teatro São Pedro

por Redação CONCERTO 23/03/2011

Aguardada com ansiedade, finalmente o Teatro São Pedro anuncia sua temporada de óperas para 2011. Serão cinco títulos, começando com a ópera Carmen, de Georges Bizet, e com destaque para O Guarani de Carlos Gomes e Romeu e Julieta de Charles Gounod. 

 

Presença constante nos principais palcos do mundo, Carmen dá início à temporada com récitas que vão da quarta-feira, dia 30 de março, até domingo, 3 de abril, de quarta a sexta às 20h30, sábado e domingo às 17h. Os diálogos são em português e a produção reúne importantes solistas brasileiros como Luciana Bueno e Adriana Clis (Carmen), Rubens Medina e Miguel Geraldi (Don José), Rodrigo Esteves e Homero Velho (Escamillo) e Edna D’Oliveira e Flávia Fernandes (Micaela).

A produção tem direção cênica de Roberto Lage, regência de Emiliano Patarra e antecede outros quatro títulos desta temporada, que incui remontagens de espetáculos recebidos com entusiasmo pelo público no ano passado: A viúva alegre e Don Pasquale. Mas o grande destaque da programação é O Guarani, de Carlos Gomes, em montagem que terá regência de Roberto Duarte, diretor musical da Orquestra do São Pedro.

Outro clássico que faz parte da temporada é a versão de Charles Gounod para a obra de William Shakespeare, Romeu e Julieta, que será regida pelo maestro convidado Luís Gustavo Petri. “Os títulos escolhidos para 2011 foram pensados para compor o repertório da Orquestra do Teatro São Pedro. A ideia é ter uma série de montangens que possa servir de base para que diversas linguagens artísticas sejam mescladas num futuro próximo”, explica o maestro Duarte.

Concertos
Ao longo do ano, a orquestra também sobe ao palco para nove concertos sinfônicos, divididos em duas séries: “A arte do canto”, com quatro apresentações dedicadas ao canto lírico e “A arte do piano”, com quatro apresentações voltadas ao piano como solista. Um concerto coral-sinfônico encerra a temporada 2011.

[Veja a temporada completa de óperas do Teatro São Pedro]