Clarinetista francês Paul Meyer toca no Theatro Municipal e em Campos do Jordão sob regência de John Neschling

por Redação CONCERTO 10/07/2013

A Temporada 2013 do Theatro Municipal de São Paulo recebe no dia 13 de julho, às 20h, o celebrado clarinetista francês Paul Meyer, um dos nomes mais importantes de seu instrumento na atualidade. Instrumentista e regente, Paul Meyer é parceiro em música de câmara de Jean-Pierre Rampal, Maria João Pires, Gidon Kremer, Yo-Yo Ma, Mstislav Rostropovitch e Emmanuel Pahud. Reconhecido pela atuação na música contemporânea, ele foi escolhido para tocar as estreia mundiais de obras para clarinete de compositores como Luciano Berio e Krzysztof Penderecki.

 

Com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob regência de seu diretor artístico, o maestro John Neschling, Paul Meyer interpreta o Concerto para Clarinete de Wolfgang A. Mozart. Escrito poucas semanas antes da morte do compositor, o Concerto para Clarinete entra no catálogo de Mozart logo após as óperas A Flauta Mágica e La Clemenza di Tito, e antes do inacabado Requiem. Pérola do “estilo tardio” de um criador falecido aos 35 anos de idade, alia melodia sedutora a uma linguagem harmônica sofisticada e o mais elevado equilíbrio formal. Conforme assinala Chares Rosen, em The Classical Style, o compositor aqui está mais próximo da interação lírica da música de câmara do que da interação dramática do concerto.

O maestro John Neschling e a Sinfônica Municipal interpretam ainda a Sinfonia nº 5 de Tchaikovsky, escrita em 1888 e regida pelo compositor na estreia, em dia 17 de novembro daquele ano, em São Petersburgo. Ao lado das duas últimas sinfonias de Tchaikovsky, a forma uma série de temática forte e existencialista e é considerada uma de suas obras mais populares. O segundo movimento, especialmente, traz elementos que caracterizam o melhor de sua obra: orquestração bem trabalhada e uma memorável melodia para trompa solo.

O mesmo programa também será apresentado no dia 14 de julho, domingo, às 16h no Auditório Claudio Santoro, como parte da programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão 2013.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]