Coro da Osesp faz 20 anos e celebra com o 1º Festival Coral de Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 10/04/2014

Entre os dias 14 e 20 de abril acontece o 1º Festival Coral de Campos do Jordão. Parada conhecida do roteiro musical brasileiro por conta do Festival Internacional de Inverno, a cidade paulista agora expande sua importância cultural com o recém-criado festival. Realizado em parceria pelo Governo do estado de São Paulo, a Prefeitura de Campos do Jordão e a Fundação Osesp, o evento tem como grupo residente o Coro da Osesp, que em 2014 completa 20 anos de sua fundação.

 

As direções executiva e artística são as mesmas da Fundação Osesp: Marcelo Lopes e Arthur Nestrovski. A maestrina norte-americana Marin Alsop, regente titular e diretora musical da Osesp, é consultora artística do festival.

As atividades pedagógicas se iniciam no próprio dia 14, e seguem até o dia 20. São 56 bolsistas – 50 alunos de canto e 6 de regência coral. Eles ficam hospedados na cidade e participam de aulas e ensaios diários durante a semana, sob orientação de Naomi Munakata (regente do Coro da Osesp), Marcos Thadeu (regente do Coro Acadêmico da Osesp), Paulo Moura (regente do Coro Juvenil da Osesp) e Celso Antunes (regente associado da Osesp).

Já a programação de concertos se inicia no dia 17, no Auditório Claudio Santoro, com o Coro da Osesp sob regência de Naomi Munakata. O repertório é o mesmo que o grupo apresenta na Sala São Paulo no dia 13 de abril, que celebra os 20 anos de fundação do coro, e traz peças de José Maurício Nunes Garcia, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Alberto Grau, Alberto Ginastera, Almeida Prado, Aylton Escobar, Ernst Widmer e Carlos Alberto Pinto da Fonseca.

Além do Coro da Osesp também se apresentam o Coral e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; o Pró-Música de Goiás; o Grupo de Teatro Musical da Fundação Lia Maria de Aguiar, de Campos do Jordão; o Coral da Gente; o Coro Infantil da Escola de Música de Heliópolis e o Coro de Câmara Pró-Arte, do Rio de Janeiro. As apresentações ocorrem tanto no Auditório Claudio Santoro quanto no Espaço Cultural Dr. Além.

O concerto de encerramento do festival, no dia 20, acontece no Auditório Claudio Santoro, e contra com a presença do Coro do Festival. Quem comanda o grupo é Celso Antunes, em um repertório com os Motetos para a Semana Santa, de Nunes Garcia, Singet dem Herrn ein neues Lied, de Bach, e a Missa para dois coros a quatro vozes, de Frank Martin.

[Veja mais no Roteiro Musical]

[Notícia atualizada às 16h10 do dia 10/4/2014]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.