Crise força OSB a cancelar parte da temporada

por Redação CONCERTO 13/06/2016

A crise que afeta o Brasil chegou forte à Orquestra Sinfônica Brasileira: em um comunicado distribuído na manhã desta segunda-feira, a Fundação OSB comunica ajustes na temporada, cancelando 11 espetáculos e remanejando 4 apresentações. As alterações representam uma redução de mais de 50% em relação ao que a orquestra havia programado para o segundo semestre.

 

A Orquestra Sinfônica Brasileira é uma fundação privada que depende de parcerias com o Estado e de patrocínios. Com o declínio da atividade econômica brasileira, a OSB tem tido dificuldades em receber os recursos da Prefeitura do Rio de Janeiro, um de seus mantenedores, bem como em captar verbas na iniciativa privada.

Em pleno ano de Olimpíadas, em que a cidade do Rio de Janeiro está no centro das atenções no mundo inteiro, é lamentável que a principal orquestra da cidade – e uma das mais tradicionais e importantes do país – seja obrigada a proceder a um corte dessa magnitude.

 

Leia abaixo o comunicado oficial da Fundação OSB

NOTA À IMPRENSA
Em função dos desafios por que passa a economia brasileira e seu reflexo para o mercado cultural, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira comunica ao público a realização de alterações na programação da Temporada 2016. A redução das verbas de patrocínio causada pelas dificuldades no cenário nacional impacta a prestação de serviços fundamentais para a orquestra, levando a instituição a buscar uma decisão responsável em relação à sua situação orçamentária. A FOSB opta assim por preservar a qualidade artística que marca sua história e as condições para o desenvolvimento do trabalho dos músicos que a integram.
Todos os concertos de série com venda antecipada de assinaturas serão mantidos, com o remanejamento das datas de 4 espetáculos. Outras 11 apresentações com venda avulsa de ingressos serão canceladas pela FOSB. Assinantes e eventuais compradores de ingressos para os concertos abaixo listados já estão sendo contatados pela instituição, que está disponível para sanar qualquer dúvida pelo telefone 21 2505 8383.
 
LOCAL / DATA / CONCERTO/SÉRIE / AÇÃO
Cidade das Artes / 03 de julho / Concertos da Juventude / CANCELADO
Theatro Municipal / 16 de julho / Série Ametista / Transferido para
29 de outubro de 2016
Theatro Municipal / 17 de julho / Concertos da Juventude / CANCELADO
Theatro Municipal / 28 de julho / Série Topázio / Transferido para 09  março de 2017
Cidade das Artes / 30 de julho / Concertos da Juventude de Câmara / CANCELADO
Cidade das Artes / 27 de agosto / Série Safira / Transferido para
1º de outubro de 2016
Cidade das Artes / 28 de agosto / Concertos da Juventude / CANCELADO
Cidade das Artes / 03 de setembro / Série Rubi / Transferido para
18 de março de 2017
Cidade das Artes / 10 de setembro / Concertos da Juventude de Câmara / CANCELADO
Cidade das Artes / 25 de setembro / Concertos da Juventude / CANCELADO
Sala Cecília Meireles / 30 de setembro / OSB na Sala / CANCELADO
Cidade das Artes / 08 de outubro / Concertos da Juventude de Câmara / CANCELADO
Theatro Municipal / 06 de novembro / Concertos da Juventude / CANCELADO
Sala Cecília Meireles / 16 de dezembro / OSB na Sala / CANCELADO
Cidade das Artes / 17 de dezembro / Concertos da Juventude de Câmara / CANCELADO

A FOSB convida o público para a retomada de seus concertos com uma apresentação na Cidade das Artes, no dia 24 de setembro, na expectativa de que os desafios que se apresentam ao país sejam superados com a contribuição de todos os que acreditam em sua cultura.