Cristina Ortiz toca com Sinfônica Municipal em Campos do Jordão

por Redação CONCERTO 08/07/2011

Neste domingo, dia 10 de julho, o maestro Abel Rocha rege a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo em um concerto em Campos do Jordão com a participação do Coral Paulistano, da pianista Cristina Ortiz e dos cantores Adélia Issa, Sílvia Tessuto, José Antônio Palomares e Carlos Eduardo Marcos.

 

A orquestra apresenta a abertura da ópera A força do destino de Verdi e, em seguida, Cristina Ortiz interpreta o famoso Concerto nº 2 para piano e orquestra de Rachmaninov. Na segunda parte, o Coral Paulistano sobe ao palco com os solistas e a orquestra para interpretar Ganguzama, op. 17, do compositor Mário Tavares.

Solista com orquestras como as de Berlim, de Chicago, Cleveland, Nova York, Praga, Viena e Londres, Cristina Ortiz já trabalhou sob regência de Ashkenazy, Chailly, Foster, Jansons, Järvi, Kondrashin, Leinsdorf, Masur, Mehta, Previn e Zinman. Como camerista apresenta-se ao lado de artistas como Antonio Meneses, Uto Ughi, Emanuel Pahud, Lynn Harrell e o Quinteto de Sopro de Praga.

Dona de vasto e eclético repertório, ela assume compromisso com a música brasileira, como na aclamada prémière do Choro de Guarnieri, no Carnegie Hall, em Nova York, ou nos cinco concertos de Villa-Lobos, gravados para a Decca. Realiza workshops e master classes nos quais apresenta sua experiência musical a jovens pianistas. Nos últimos anos atuou como solista/regente em Mendelssohn, com a Orquestra de Câmara de Praga, e Mozart, com o Consort of London, em gravação para Collins Classics.

O concerto com a Sinfônica Municipal faz parte da programação do 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e acontece às 21h no Auditório Claudio Santoro.