Cultura Artística Itaim mostra influência de Schumann e Chopin no Brasil

por Redação CONCERTO 28/09/2010

No dia 29 de setembro, quarta-feira, o pianista Gilberto Tinetti e a mezzo soprano Adriana Clis interpretam no Cultura Artística Itaim obras como a Sonata op. 22 e Frauenliebe und Leben (Amor e vida de mulher) op. 42, de Schumann, além de canções brasileiras. A apresentação faz parte da série “Schumann, Chopin... e Brasil – Concertos de Câmara Promon 50 Anos”, inspirada no legado dos compositores Robert Schumann (1810-1856) e Fréderic Chopin (1810-1849), bem como na notória influência de ambos na produção pianística brasileira desde seus primórdios.

 

Com curadoria de Sérgio Melardi, o ciclo tem sete apresentações, até novembro, sempre às quartas-feiras no Cultura Artística - Itaim, em São Paulo. A realização é uma parceria entre a Interarte e a Sociedade de Cultura Artística.

A proposta da série é contemplar a excelência do repertório dos homenageados – no ano que marca o bicentenário de ambos – e combiná-la a composições de autores brasileiros relacionados. Como intérpretes, estarão no palco artistas de diferentes gerações com projeção no cenário mundial, em colaboração com convidados internacionais. A série procura ainda aproximar artistas e público, com intervenções da jornalista Gioconda Bordon. A cada apresentação, ela conduz uma conversa informal com os músicos.