Curitiba recebe terceira Bienal Música Hoje

por Redação CONCERTO 12/08/2015

Curitiba recebe entre os dias 14 e 22 de agosto a terceira edição da Bienal Música Hoje, um dos principais eventos de música contemporânea do Brasil. Organizado e dirigido pelo Ensemble entreCompositores – coletivo de jovens autores criado em 2002, na Escola de Música de Belas Artes do Paraná –, o festival terá ampla programação de concertos e palestras. Serão ao todo 11 programas, com artistas locais e internacionais, além de mesas redondas e palestras. O musicólogo e compositor Harry Crowl fará antes de todos os concertos uma apresentação com comentários sobre os repertórios interpretados.

Os primeiro programa é apresentado nos dias 14 e 15, na Capela Santa Maria, quando a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, sob direção de Márcio Steuernagel, toca obras de Ligeti, Alexandre Lunsqui, Harry Crowl e Aurélio Elder-Copes, além de três obras finalistas do 3º Concurso Nacional de Composição Música Hoje, de Mário Ferraro, Eduardo Fabricio Frigatti e Gabriel Fernandes Xavier.

Entre os destaques da programação estão o International Contemporary Ensemble, dos Estados Unidos, que toca no dia 19, e o grupo alemão Myotis Kollektiv, que toca no dia 20, retornando a Curitiba após se apresentar na Bienal Música Hoje de 2013. Ambos concertos acontecem na Capela Santa Maria.

Outras apresentações se espalham por espaços culturais da cidade, como a Comunidade do Redentor, o Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná e o Sesc do Paço. O concerto de encerramento ocorre no dia 22, na Praça Santos Andrade. Quem toca é a Filarmônica da UFPR, com direção de Márcio Steuernagel e do Ensemble entreCompositores. O programa traz Cantos, composição coletiva criada pelo próprio Ensemble entreCompositores.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.