DIÁRIO DE VIAGEM Turnê Europa da Osesp - "De Viena a Salzburg - com visita de FHC"

por Redação CONCERTO 12/11/2010

12 de novembro

De Viena a Salzburg - um passeio pela história da música
A semana de concertos da Osesp será, sem dúvida, uma das mais emocionantes de sua longa jornada pelos palcos. Fazer seu segundo concerto em Viena, já com propostas e convites para uma terceira récita a ser agendada, e duas apresentações no Festspielhaus, em Salzburg - teatro que é sede do tradicional Festival de Música de Salzburg, para um dos mais seletos e exigentes públicos do mundo, tem sido uma experiência inesquecível para todos.
Depois da maravilhosa noite de terça-feira, em Viena, a orquestra viajou na manhã seguinte, chegando a Salzburg no meio da tarde de quarta-feira.
No ensaio da quinta-feira pela manhã, o presidente do Conselho da Fundação Osesp, Fernando Henrique Cardoso, esteve presente ao teatro para acompanhar os trabalhos e falou com os músicos durante o intervalo.
Elogiou os trabalhos e disse que a Osesp era motivo de orgulho. Falou ainda que os músicos deveriam ter em mente que não são apenas uma das melhores orquestras da América Latina, e que o concerto em Viena havia provado que eles poderiam facilmente estar entre as melhores do mundo.
Antes disso, o maestro Yan Pascal Tortelier já havia elogiado o trabalho do grupo e dito que o concerto no Musikverein havia sido memorável.
Na noite de ontem, 11 de novembro, aconteceu o primeiro concerto da Osesp em Salzburg - também conhecida como a cidade de Mozart e da família cantora Von Trapp, retratada no filme A Noviça Rebelde, de 1965. O teatro Festspielhaus é o maior até este momento da turnê e estava com sua lotação praticamente esgotada. Cerca de 2 mil dos 2170 lugares estavam preenchidos. O público foi caloroso e receptivo e aprovou a orquestra brasileira.
Este foi o único concerto que não contou com a participação do solista Antonio Meneses.

 

Fonte: Alexandre Félix / Osesp

[Veja também o roteiro e repertórios da Turnê Europa 2010 da Osesp]