Documentário revela bastidores das audições de orquestra

por Redação CONCERTO 25/11/2011

Estreia em circuito nacional nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, o documentário em longa-metragem “Prova de Artista”, do diretor José Joffily, que acompanha o dia-a-dia de cinco jovens músicos em estudos, ensaios e audições para entrar nas três principais orquestras brasileiras: Filarmônica de Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A partir de registros de ensaios, de apresentações e, principalmente, dos momentos que antecedem e sucedem as muitas audições, “Prova de Artista” mostra os conflitos, a paixão e a disciplina que envolvem a vida profissional desses músicos. Por meio dessa aproximação, o filme revela também as relações que se estabelecem nesse ambiente de trabalho, entre solistas, maestro e orquestra.

 

Os ‘protagonistas’ deste registro são o violinista Byron Hitchcock (Orquestra Sinfônica Brasileira), o oboísta Ricardo Barbosa (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), o violinista Rodney Silveira (OSB Jovem) e a fagotista Catherine Carignan e o violinista Rodrigo de Oliveira (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais).

Produzido pela Coevos Filmes, o filme de Joffily é um desdobramento de dois documentários realizados anteriormente pelo diretor: “O chamado de Deus” (2002), que acompanha seis jovens seminaristas na dedicação à vida religiosa, e “Vocação do poder”, que registra o dia-a-dia de seis políticos que pela primeira vez concorrem a cargos públicos.

Um trecho de “Prova de Artista” pode ser visto no site www.provadeartista.com.