É hoje a entrega do XII Prêmio Carlos Gomes

por Redação CONCERTO 11/05/2009

Hoje, às 21 horas na Sala São Paulo, acontece a cerimônia de entrega do XII Prêmio Carlos de Ópera e Música Erudita. O evento contará com a participação da Orquestra Sinfônica de Campinas regida por Ligia Amadio, da soprano Rosana Lamosa e do tenor Marcello Vannucci. Criado em 1996, o Prêmio Carlos Gomes é atualmente uma realização da Algol Editora, e é presidido pelo soprano Niza de Castro Tank, tendo como vice-presidente o compositor Almeida Prado.

A lista dos indicados foi definida em uma primeira etapa de seleção, que contou com a consulta a um colegiado formado por 35 especialistas da área. Os nomes são: Solista Instrumental: Dimos Goudaroulis; Fábio Zanon; Sonia Rubinsky. Regente: Fábio Mechetti; Ira Levin; John Neschling. Conjunto de Câmara: Orquestra de Câmara da Osesp; Orquestra do Estado do Mato Grosso; Quinteto Villa-Lobos. Orquestra Sinfônica: Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro; Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Cantor Solista: Leonardo Neiva; Lício Bruno; Rodrigo Esteves. Cantora Solista: Adriane Queiroz; Denise de Freitas; Eliane Coelho. Regente de Ópera: Luiz Fernando Malheiro; Roberto Duarte; Rodrigo de Carvalho. Direção de Cena: André Heller-Lopes; Antônio Araújo; Felipe Hirsch. Figurino: Cássio Brasil; Fábio Namatami; Marcelo Marques; Raul Belém Machado. Cenário: André Heller-Lopes; Daniela Thomas; Renato Teobaldo & Roberto Rolnik Cardoso. Iluminação: Beto Bruel; Caetano Vilela; Jorge Takla. Espetáculo de Ópera: Aida; O Castelo do Barba-Azul; Porgy and Bess; Sansão e Dalila. Troféu Guarany: Céline Imbert; Gilberto Mendes; John Neschling; Roberto Duarte.

O processo de escolha dos grandes vencedores de cada categoria foi feito por meio de votos de aproximadamente 150 membros de um corpo de jurados selecionados em todo o Brasil. O voto popular também foi considerado, com um peso de 10% sobre o resultado. Cada vencedor receberá um diploma, um troféu e R$ 3 mil em dinheiro. O homenageado com o Troféu Guarany receberá R$ 5 mil.

Antes, às 19 horas, o jornalista João Luiz Sampaio lançará no hall da Sala São Paulo seu novo livro, que conta a história do Prêmio Carlos Gomes [Prêmio Carlos Gomes, uma retrospectiva – 1996-2006. Editora Algol].