Emerson Quartet toca em São Paulo pela Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 19/05/2011

A temporada da Sociedade de Cultura Artística já começa aquecida. Após a apresentação da Orquestra do Festival de Budapeste, em maio, a entidade promove sábado e domingo, dias 21 e 22, a vinda do excelente Emerson String Quartet, considerado o melhor quarteto de cordas dos Estados Unidos. O conjunto, que tem mais de 30 anos de formação e nove prêmios Grammy, veio ao Brasil durante sua turnê sul-americana em 2009 e retorna agora para duas apresentações na Sala São Paulo.

 

Nas duas noites o grupo formado pelos violinistas Eugene Drucker e Philip Setzer, o violista Lawrence Dutton e o violoncelista David Finckel apresenta programas diferentes. Dia 21 serão interpretados o Quartetos nº 5 de Mendelssohn, o Quarteto nº 6 de Bartók e o Quarteto nº 14 de Beethoven. Quartetos de Mozart, Shostakovich e Beethoven serão mostrados no dia seguinte.

Desde sua formação, em 1976, o Emerson String Quartet destaca-se pela interpretação dos ciclos completos dos quartetos de Beethoven, Shostakovich e Bartók, estabelecendo uma trajetória camerística altamente premiada. Com um nome que homenageia o poeta e filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson, o conjunto também atua na divulgação de peças contemporâneas apresentando novos compositores como Maurice Wright, George Tsontakis e Paul Esptein, entre outros.

Os integrantes do Emerson String Quartet, além de realizar constantes apresentações nos festivais de Salzburg, Praga e Edimburg e nas mais importantes salas de concertos de Nova York, Londres, Paris, Berlim e Viena, também já foram premiados por se dedicarem a causas beneficentes que vão desde o desarmamento nuclear até campanhas contra a fome no mundo e de prevenção à Aids.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]