Festival Amazonas de Ópera apresenta “Carmen”, de Bizet

por Redação CONCERTO 16/05/2014

A 18ª edição do Festival Amazonas de Ópera atinge seu ponto alto nos dias 17, 20 e 24, com a montagem de uma das óperas mais conhecidas do repertório: Carmen, de Georges Bizet. Obra de maior sucesso do compositor francês, a ópera narra o triângulo amoroso do jovem soldado Don José, da cigana Carmen e do toureiro Escamillo, e tem passagens famosas, como a Ária do toureador e a Habanera (ouça esta última em interpretação da grande soprano Maria Callas, na seção Mídia).

 

O título fecha a “trilogia feminina” apresentada pelo Festival Amazonas de Ópera, que, apresentou também Lucia di Lammermoor, de Donizetti, e Manon Lescaut, de Puccini.

No Teatro Amazonas, a soprano chilena Cristina Gallardo-Domâs é quem faz o papel da cigana Carmen. No palco ela tem a companhia de Andeka Gorrotxategi, Homero Velho, Joanna Parisi, Alfonso Mujica, Kátia Freitas, Andreia Souza, Cristhiano Silva e Murilo Neves. A concepção e direção cênica são do italiano Enrico Castiglione.

Participam do espetáculo também o Corpo de Dança do Amazonas e o Coral Infantil do Amazonas, além do Coral do Amazonas e da Amazonas Filarmônica – que têm regência de Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do FAO. Malheiro foi o entrevistado da edição de maio da Revista CONCERTO; leia aqui (somente para assinantes).

Mais Carmen

O Theatro Municipal de São Paulo também prepara uma montagem de Carmen. Com direção cênica do italiano Filippo Tonon, o espetáculo estreia no dia 29 de maio, e segue em cartaz até o dia 11 de junho.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página