Festival de Inverno de Campos do Jordão premia bolsistas em cerimônia na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 28/07/2014

A Sala São Paulo recebeu no domingo, dia 27 de julho, a cerimônia de encerramento acadêmico do 45º Festival de Inverno de Campos do Jordão. O evento contou com a participação de Marcelo Araújo (secretário da cultura do estado de São Paulo), Marcelo Lopes (diretor executivo da Osesp), Fábio Zanon (coordenador artístico-pedagógico do festival) e Arthur Nestrovski (diretor artístico da Osesp) – o festival foi organizado pela Fundação Osesp.

 

Após um concerto da Orquestra do Festival sob regência do costa-riquenho Giancarlo Guerrero, houve a entrega dos prêmios pedagógicos. O prêmio Eleazar de Carvalho, destinado ao maior destaque do festival, foi dividido entre a violinista Bárbara Menezes Galante, de 23 anos, aluna do Mozarteum Salzburg; e o violista Everton Jorge Taborda da Rosa, de 20 anos, aluno da Academia Osesp. Os dois jovens compartilharão uma bolsa mensal de 1.400 dólares para estudar por até nove meses em uma instituição estrangeira – o prêmio também cobre as despesas de traslado.

Mais dois prêmios foram entregues pelo festival. Na categoria regência quem levou a honraria foi a italiana Valentina Pelleggi, de 31 anos. Ela é aluna da Academia Real de Música de Londres, e será maestrina assistente da Osesp por um mês.

Já na categoria composição, Thais Montanari Cabral, de 28 anos, foi a agraciada. Ela foi indicada pela compositora inglesa Anna Clyne, responsável pelo curso de composição do festival. Aluna da Universidade Federal de Minas Gerais, Cabral vai escrever uma peça de câmara a para a próxima edição do festival, da qual foi convidada a participar novamente como aluna.

Bolsistas
Além dos prêmios, foram entregues também bolsas de estudos para alunos do festival. Cada instituição parceira selecionou um instrumentista para uma temporada de estudos – com as despesas pagas pela Osesp.

A Academia Real de Música de Londres concedeu a bolsa ao clarinetista Patrick Severo Viglioni Cabral, de 21 anos. A Juilliar School, de Nova York, escolheu o tubisa chileno Gabriel Alejandro Diaz Araya, de 19 anos, aluno da Academia Osesp. O Conservatório Real de Haia entregou a bolsa ao percussionista Carlos Roberto Ferreira dos Santos, de 23 anos. Já a École Normale de Musique de Paris selecionou o violoncelista William de Freitas Neres, de 23 anos, aluno do Conservatório Musical Ferrucio Viviani, de Poços de Caldas, e da Universidade Federal de São João Del Rei.

A Academia Osesp também concedeu uma bolsa: foi para o violinista carioca Nathan Henrique do Amaral Oliveira, de 19 anos, aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Prêmios especiais
Quatro alunos foram convidados a participar da próxima edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão como solistas: o violinista Thierry de Lucas Neves, de 18 anos; a clarinetista argentina Maria del Mar Ravago, de 22; o violoncelista Miguel Balloussier Fernandes Braga, de 14; e o trompetista Thiago Ricardo de Araújo, de 22.

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.