Festival de Londrina abre 30ª edição neste sábado

por Redação CONCERTO 08/07/2010

O Festival de Música de Londrina, um dos eventos musicais mais tradicionais e importantes do país em sua área, completa em 2010 trinta anos de atividades e realiza, de 10 a 25 de julho, uma edição especial, com apresentações por toda Londrina e em cidades vizinhas. Conforme explica o pianista Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do evento, “como todos os anos, o Festival de Música de Londrina traz uma caprichada programação artística e pedagógica, gerando novos valores e visões para a criação, vivência, performance e a educação musical. Serão dias de intensa convivência musical”.

Este ano, o Festival - co-intitulado “O festival de todas as músicas” - oferece 55 cursos ministrados por 48 professores, profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional. Entre os cursos que se destacam estão “Diva Jazz Orquestra”, que formará uma orquestra jazzística só com mulheres; “História da Música Popular Brasileira”, que faz um mapeamento das principais correntes estéticas da MPB; e “Acting para cantores”, dirigido a cantores líricos interessados em melhorar sua performance dramática.

Na parte artística, estão programados mais de 80 concertos e shows, que incluem a cantora Fafá de Belém, o compositor Arrigo Barnabé, o New Opera Hope, um dos melhores grupos de ópera pocket da Alemanha, e a Orquestra Sinfônica do Paraná.

O Festival também promove o 16º Simpósio Paranaense de Educação Musical, o 4º Concurso Nacional Jovens Cameristas e o 1º Encontro Paranaense de Educação Musical.

[Acompanhe a programação do Festival de Música de Londrina]