Filarmônica de Minas Gerais abre temporada com pianista sul-coreana Joyce Yang

por Redação CONCERTO 24/02/2014

No dia 25 de fevereiro, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia sua temporada 2014, sob regência de seu maestro associado, Marcos Arakaki, no Palácio das Artes – será o último ano da orquestra na casa: em 2015 a filarmônica deverá atura em sua sede própria, que está em fase de construção, a Sala Minas Gerais.

 

E para começar o ano que, nas palavras de Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular, é o “parágrafo final do primeiro capítulo da história da filarmônica”, a orquestra recebe a pianista sul-coreana Joyce Yang.

Nascida em 1986, em Seul, Yang iniciou seus estudos aos 4 anos de idade, com sua tia. Aos 10, ingressou no Conservatório Nacional da Coreia, e em 1997 mudou-se para Nova York, onde estudou na prestigiada Juilliard School. Em 2005 chamou atenção internacional ao ficar no segundo lugar da Competição Internacional Van Cliburn, aos 19 anos. Desde então, passou a figurar como solista em grandes orquestras, especialmente nos Estados Unidos, onde já atuou com a Filarmônica de Nova York.

Com a orquestra mineira, Yang interpreta o Concerto nº 24, de Mozart. A filarmônica completa o repertório com Museu da Inconfidência, de César Guerra-Peixe – cujo centenário é celebrado em 2014 –, e a Sinfonia nº 5, de Tchaikovsky.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2014 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.