Filarmônica de Minas Gerais encerra Temporada de Câmara em concerto no Instituto Inhotim

por Redação CONCERTO 03/12/2010

Os Concertos de Câmara da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se despedem da Temporada 2010 com uma apresentação do Quarteto de Cordas com Piano, no dia 04 de dezembro, domingo, no Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. A formação reúne os violinistas Eliseu Barros e Byron Hitchcock, o violoncelista Matthew Ryan-Kelzenberg, o violista Nathan Medina e a pianista Ayume Shigeta.

 

A apresentação traz o Quinteto em Mi bemol maior, op. 44 de Schumann e o Quinteto em fá menor, op.34 de Brahms. Concebida pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica, a temporada de Câmara tem o objetivo de fortalecer os diferentes núcleos e, consequentemente, o conjunto da orquestra. “Como a Filarmônica ainda é jovem, desenvolvemos essa ação paralela, com foco nas estruturas menores. Isso ajuda os músicos a se conhecerem mais profundamente, cria afinidades e colabora na superação técnica”, diz.

Situado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG), Instituto Inhotim ocupa uma área de 97 hectares de jardins com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. Trata-se de uma impressionante iniciativa do empresário Bernardo Paz, em meados da década de 1980, que transformou sua propriedade particular em um parque com um dos mais respeitados acervos de arte contemporânea do País e com um jardim botânico que atrai visitantes de todo o mundo.