Inscrições para bolsistas do Festival de Campos vão até o dia 7

por Redação CONCERTO 02/04/2009

Se você é estudante de música, atenção! Foram prorrogadas até o dia 7 de abril as inscrições para bolsistas da 40ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, mais importante festival de música do país. O evento, que tem direção artística do maestro Roberto Minczuk, acontecerá entre os dias 4 e 26 de julho. Nessa edição, a primeira realizada pela nova OS Santa Marcelina Cultura, o Festival de Campos do Jordão comemorará 40 anos e terá por tema o Ano da França no Brasil.

Os bolsistas terão oportunidade de trabalhar sob um novo formato da área pedagógica, coordenada pelo prof. Silvio Ferraz, que destacará valores fundamentais instituídos pelos maestros Eleazar de Carvalho, Souza Lima e Camargo Guarnieri nos primórdios do Festival. Assim, os bolsistas terão mais tempo para os estudos, mais aulas individuais e maior contato com os professores, dentre os quais renomados musicistas vindos do Conservatório de Paris. As atividades da Orquestra Acadêmica estarão concentradas no período da manhã, reservando as tardes para os estudos e ensaios de câmara.

Além disso, os bolsistas concorrem a premiações: o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que concederá uma bolsa de estudos no exterior, e o Concurso Camargo Guarnieri, que premiará dois bolsistas – os melhores alunos das classes de composição e de regência.

Outras novidades são a retomada do curso de violão e a formação do Grupo Contemporâneo de Câmara do Festival, composto por instrumentistas consagrados do Brasil e do exterior, que trazem técnicas de execução novas e experimentais para os concertos e para as aulas. Como extensão desse trabalho, o grupo será dirigido pelos alunos de regência e executará obras inéditas escritas pelos bolsistas de composição.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2009 é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Santa Marcelina Cultura.

[Clique aqui para mais detalhes sobre as inscrições.]