Jean Louis Steuerman é atração da temporada de Paulínia

por Redação CONCERTO 05/07/2010

O pianista brasileiro Jean Louis Steuerman é a atração da série internacional que acontece mensalmente no Teatro Municipal de Paulínia. No programa do dia 8 de julho, a Balada nº 1 op. 23 e a Sonata op. 58 de Chopin, além do Carnaval de Viena op. 26 e da Arabesque op. 18 de Schumann.

Steuerman nasceu no Rio de Janeiro numa família bastante musical. Começou os estudos de piano aos quatro anos e fez sua estreia aos 14 com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1967 transferiu-se para a Europa, depois de ter recebido a bolsa de estudos do Conservatório de Nápoles. Após conquistar o segundo prêmio na Competição J.S. Bach em 1972, em Leipzig, iniciou a carreira internacional.

Steuerman toca por toda a Europa, América do Norte e Japão, participando regularmente das mais importantes séries de recitais nos três continentes. O extenso repertório que domina inclui obras do século XX e contemporâneas, das quais realizou diversas primeiras audições nos últimos anos. Em Paulínia, Steuermann celebra a música dos dois homenageados do ano, Chopin e Schumann.

A programação de concertos da cidade inclui ainda apresentação dos Solistas de Paulínia. No dia 1º de agosto, o programa tem um trio de Beethoven e o Quarteto para piano e cordas de Strauss, com a participação da pianista espanhola María Ángeles Iglezias.