Jovem pianista faz recital de abertura do Grande Concurso Magda Tagliaferro

por Redação CONCERTO 22/05/2009

O jovem pianista Ronaldo Rolim faz o recital de abertura do XI Grande Concurso de Piano Magda Tagliaferro, hoje (22/05), às 20h30, no Masp. Ronaldo, que iniciou-se no piano na Fundação Magda Tagliaferro e atualmente estuda no Peabody Conservatory, em Baltimore, EUA, venceu o concurso em 2004.

O Concurso vai de hoje ao dia 24. Após a participação em três provas, que envolvem execução de peças de J.S. Bach, Chopin, Fauré, Liszt, Scriabin e de um autor brasileiro, um jovem talento do piano será anunciado vencedor do Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro na categoria Grande Concurso.

O evento é um tributo à memória da grande pianista brasileira, cujo talento colocou seu nome ao lado de Arthur Rubinstein, Vladimir Horowitz, Claudio Arrau, Guiomar Novais e Marguerite Long. Magda encarava o ensino da música como missão, porque, segundo ela, não há gênio no mundo que resista à falta de estudo.

O vencedor do concurso receberá uma bolsa de estudos de 2 meses para o Curso de Férias na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha) nos meses de janeiro e fevereiro de 2010, passagem de ida e volta para a Alemanha, R$ 10 mil, um concerto com a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e um concerto com a Filarmônica de Minas Gerais.

Em início de junho, dias 5 e 6 e 7, o Concurso será realizado em sua categoria infanto-juvenil. 

Veja abaixo informações sobre o programa que Ronaldo Rolim apresentará no Masp e a biografia do artista:

Programa

Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Fantasia Cromática e Fuga em ré menor, BWV 903

Sergei Rachamninoff (1873-1943)
Dois Prelúdios - Op.32 No.12 e Op.32 No.10

Frédéric Chopin (1810-1849)
Scherzo No.1 em si menor, Op.20
Noturno em Si Maior, Op. 32 No.1

César Franck (1822-1890)
Prelúdio, Coral e Fuga

Claude Debussy (1862-1918)
Dois Prelúdios - La terrasse des audiences du clair de lune; Ondine

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Hommage à Chopin
Nocturne
Ballade

Ronaldo Rolim
Natural de Votorantim, Ronaldo Rolim obteve em 1998 uma bolsa da Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo, onde estudou com ZildaCandida dos Santos e Armando Fava Filho. Após vencer o Grande Concurso Magda Tagliaferro em 2004, foi convidado pelo pianista Flávio Varani para estudar um ano na Oakland University, em Michigan. Nesse período, participou de diversos recitais como solista e camerista, com grupos como a Pontiac Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica de Campinas, tendo trabalhado com regentes como Aylton Escobar, Yeruham Scharovsky, Ernst Mahle, Lutero Rodrigues e Ronaldo Bologna. Participou também de importantes projetos como o programa Brasil Piano Solo, na TV Cultura, em 2000 e 2001, e a gravação do CD Furnas Geração Musical em 2005. Obteve mais de 15 premiações em concursos no Brasil e EUA, destacando-se os concursos Artlivre e Magda Tagliaferro, em São Paulo, o Concurso Jovens Solistas do Brasil, em Piracicaba e o Concurso OSB Nelson Freire, no Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, recebeu os prêmios de Outstanding Student in Piano Performance pela Oakland University e Outstanding Musician pela Mu Phi Epsilon Music Association de Detroit. Foi considerado pelo jornal ‘O Globo' como o mais novo talento da música brasileira, em homenagem recebida após concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 2007, Ronaldo ingressou no prestigiado Peabody Conservatory, em Baltimore, EUA, onde cursa o bacharelado em piano orientado pelo pianista Benjamin Pasternack, além de participar de master classes com Leon Fleisher, Menahem Pressler e Daniel Phillips e realizar importantes recitais.
Em 2008, venceu por unanimidade o Harrison Winter Piano Competition em Baltimore, executando o Concerto no.4 de Rachmaninoff.
Em 2009, destacam-se suas apresentações com a Peabody Symphony Orchestra e com a Peabody Camerata, realizando a obra Pierrot Lunaire de Schoenberg.