“Manon Lescaut”, de Puccini, sobe ao palco do Theatro Municipal de São Paulo

por Redação CONCERTO 28/08/2015

No dia 29 de agosto, o Theatro Municipal de São Paulo estreia a produção de Manon Lescaut, de Giacomo Puccini. Baseada na história de Abbé Prévost, a ópera tem como tema o amor entre a jovem Manon Lescaut e o cavalheiro Des Grieux. Estreada em 1893, no Teatro Regio de Turim, a ópera marcou uma virada na carreira de Puccini, que a partir do êxito de Manon Lescaut começou a ser saudado como o sucessor de Giuseppe Verdi. Em italiano, o libreto teve a colaboração de cinco escritores, além de contribuições do próprio Puccini e do editor que o publicou, Giulio Ricordi.

Entre os libretistas, no entanto, vale o destaque para o trabalho de Giuseppe Giacosa e Luigi Illica, que participaram dos sucessos subsequentes do compositor, La bohème, Tosca e Madama Butterfly.

O diretor artístico do Theatro Municipal, John Neschling, é quem comanda a parte musical do espetáculo – a direção cênica fica a cargo do italiano Cesare Lievi. No papel-título revezam-se as sopranos Maria José Siri e Adriane Queiroz; o cavalheiro Des Grieux é interpretado por Marcello Gioardani e Martin Muehle; e Lescaut, irmão de Manon, tem o barítono brasileiro Paulo Szot. Completam o elenco Saulo Javan (Geronte) e Valentino Buzza (Edmondo). Manon Lescaut tem ao todo oito récitas, com reapresentações nos dias 30 de agosto, 1º, 3, 5, 6, 8 e 10 de setembro.

Ouvinte Crítico
A montagem terá votação aberta no Ouvinte Crítico. A enquete será lançada no sábado, dia 29 de agosto.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.