Marcelo Bratke lança projeto “Villa-Lobos Worldwide”

por Redação CONCERTO 29/04/2009

Com um recital no Foyles Hall em Londres, o pianista brasileiro Marcelo Bratke lançou um grande projeto internacional para a divulgação da obra de Villa-Lobos. “Villa-Lobos Worldwide” compreende diversas ações, entre elas a gravação da integral da obra de Villa-Lobos para piano solo em 8 CDs pelo selo inglês Quartz. O registro será feito nos estúdios Potton Hall na Inglaterra e terá distribuição internacional – no Brasil, por meio da Biscoito Fino.

Marcelo Bratke também dará continuidade à série “The Villa-Lobos Event”, espetáculos que apresentam a música do mestre em diálogo com as suas fontes de inspiração, como a cultura popular, o universo infantil e a música de Bach. Em 2009, “The Villa-Lobos Event” – que estreou ano passado no Carnegie Hall de Nova York com a participação do violonista Dori Caymmi e da soprano Rosana Lamosa – terá apresentações em Berlim, Londres, Bruxelas, Buenos Aires e Belgrado. Paralelamente, Bratke também desenvolverá workshops dirigidos para o público infantil, o “Villa-Lobos para as crianças do mundo”.

O projeto ainda prevê a produção de um documentário, em inglês, para a televisão e DVD, abordando a vida e trajetória musical de Villa-Lobos a partir de três polos: Brasil (de onde vem a base de sua linguagem musical), Paris (onde viveu muitos anos e estabeleceu importantes contatos) e Nova York (cidade na qual, introduzido por Stokowsky, apresentou diversas de suas composições). Este DVD soma-se a outro que acaba de ser lançado no Brasil, intitulado “Alma Brasileira” – uma iniciativa de cunho sócio-cultural –, que traz o concerto de Marcelo Bratke e a Camerata Vale Música no Auditório do Ibirapuera [clique aqui para mais detalhes].

Por fim, Marcelo Bratke será o curador de um festival no King’s Place em Londres intitulado “Encounters with Brazil – Music & Art Festival”. Durante 5 dias, a música de Villa-Lobos e de seus contemporâneos clássicos e populares será apresentada em combinação com uma exposição de arte contemporânea produzida pela artista brasileira Mariannita Luzzati. Além do próprio Marcelo Bratke, o festival deverá contar ainda com a participação de Fernanda Takai, Rosana Lamosa, Fortuna, duo de percusssão Brasilis e do pianista de jazz Julian Joseph.