Marin Alsop é a primeira mulher a reger a Última Noite do BBC Proms

por Redação CONCERTO 19/04/2013

Em 118 anos de história do celebrado festival britânico BBC Proms, jamais uma mulher regeu o grande encerramento, a 'Last Night' do festival. Mas este jejum tem os dias contados, pois a norte-americana Marin Alsop, regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, será a primeira a comandar o evento.

 

Marin declarou à BBC estar ‘emocionada’ em reger a Sinfônica da BBC com o violinista Nigel Kennedy e a mezzo-soprano Joyce DiDonato, e que uma mulher americana reger a última noite do Proms é realmente um ‘sinal’. Em mais de 50 regentes que participam do evento, há somente 5 mulheres.

O festival vai de 12 de julho a 7 de setembro e tem um total de 92 concertos no Royal Albert Hall de Londres e outros quatro pelo Reino Unido. Dentre os eventos, este ano o Proms celebrará os 200 anos de Wagner com a apresentação do ciclo O Anel do Nibelungo, com a Staatskapelle Berlin regida por Daniel Barenboim. Haverá também um concerto em homenagem a Sir Colin Davis, falecido no dia 15 de abril.