Michail Jurowski rege Osesp com solos do violoncelista Pieter Wispelwey

por Redação CONCERTO 22/07/2013

O maestro russo Michail Jurowski, que foi regente titular da ópera de Leipzig e da WDR Sinfonieorchester Köln, se apresenta esta semana com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em três concertos nos dias 25, 26 e 27 de julho, tendo como solista o violoncelista holandês Pieter Wispelwey. No programa estão o Concerto para violoncelo de Lutoslawsky e a Sinfonia nº 10 de Shostakovich, “compositor transversal” da Temporada 2013 da Osesp.

 

Nascido em Moscou em 1945, Michail Jurowski é filho do compositor Vladimir Jurowski e neto do regente David Block. Formou-se no Conservatório de Moscou, onde estudou com Ginsburg e Alexei Kandinsky, e foi assistente de Gennady Rozhdestvensky na Orquestra Nacional da Rádio e Televisão de Moscou. Foi diretor musical da Nordwestdeutsche Philharmonie, regente titular da ópera de Leipzig e da WDR Sinfonieorchester Köln. Desde 2003, é o principal regente convidado da Orquestra Tonkünstler de Viena.

O holandês Pieter Wispelwey é um dos raros músicos que se sentem igualmente à vontade com o violoncelo moderno ou com o barroco. Seu repertório abrange de J.S.Bach a Schnittke, além de muitas obras compostas especialmente para ele. Apresenta-se como solista junto às principais orquestras do mundo, incluindo a Filarmônica de Tóquio, a Orchestra of The Age of Enlightenment, a Academy of Ancient Music e a Orquestra do Festival de Budapeste.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.