Mito do violino, Itzhak Perlman toca no Brasil

por Redação CONCERTO 12/11/2010

No domingo, dia 15 de novembro o verdadeiro mito do violino, Itzhak Perlman, toca no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com promoção da Dell’Arte. Nos dias 21, 22 e 23 (domingo, segunda e terça-feira), é a vez dos paulistanos terem o privilégio de ouvir Perlman, na Sala São Paulo, pela temporada da Sociedade de Cultura Artística. Antes, no dia 20, ele ainda se apresenta na cidade de Paulínia.

 

Itzhak Perlman é um dos maiores violinistas de todos os tempos e já se apresentou ao lado dos grandes nomes do mundo erudito, sejam estes maestros ou orquestras, tais como as filarmônicas de Berlim, Londres e Israel, entre muitas outras. Também é presença em eventos políticos marcantes, como a posse do presidente Barack Obama e o jantar oferecido pelo presidente George W. Bush para a rainha da Inglaterra. Como reconhecimento de seus méritos artísticos, Perlman recebeu a “Medal of Liberty” do Presidente Regan, em 1986, e a “National Medal of Arts” do presidente Clinton em 2000.

Nascido em Tel-Aviv em 1945 é paraplégico desde os 4 anos, em razão da poliomielite. Perlman começou a tocar violino na infância e aos 13 anos, após ganhar um concurso, viajou para os Estados Unidos, onde foi estudar na Juilliard School, de Nova York. Aos poucos foi demonstrando todo seu potencial, vencendo importantes concursos e consolidando seu nome como um dos mais brilhantes da cena clássica atual.

Hoje, aos 65 anos e ainda em plena atividade, Itzhak Perlman continua deslumbrando plateias de todo o mundo com a magia do som de seu instrumento, além de também atuar como regente e participar da formação de jovens talentos.

Perlman vem ao Brasil acompanhado por Rohan De Silva, pianista nascido no Sri Lanka e que há mais de dez anos é parceiro do violinista. Nas apresentações, o músico interpreta obras de Mozart, Beethoven, Dvorák, Stravinsky e Leclair.