Mozart Piano Quartet faz dois programas

por Redação CONCERTO 08/05/2009

O conjunto alemão Mozart Piano Quartet é a segunda atração da temporada 2009 do Mozarteum Brasileiro. Fundado em 2000, o quarteto é composto por Mark Gothoni (violino), Hartmut Rohde (viola), Peter Hörr (violoncelo) e Paul Rivinius (piano), professores da Universidade de Artes, em Berlim, ou da Hochschule “Mendelssohn-Bartholdy”, em Leipzig.

O grupo desenvolve intensa atividade na cena internacional, participando de festivais e séries de concerto por toda a Europa. Também realiza turnês regulares para os EUA, além de possuir uma discografia que inclui a primeira gravação mundial das obras completas de câmara do compositor romântico Uwe Gustav Jenner. O conjunto também registrou, para selos como o alemão MDG, obras de Richard Strauss, Mozart e Saint-Säens.

O Mozart Piano Quartet se apresenta no Teatro Alfa na segunda e na terça-feira, dias 11 e 12 de maio. No repertório da primeira noite estão o Quarteto com piano em mi bemol K 493, de Mozart; o Quarteto com piano em lá menor op. 67, de Turina; e o Quarteto com piano em mi bemol op. 47, de Schumann. Já no dia 12 serão executados Adagio e Rondo para Quarteto com piano D 487, de Schubert; o Quarteto com piano nº 2 op. 2, de Mendelssohn; e a sinfonia “Eroica” de Beethoven, em arranjo para quarteto com piano de Ferdinand Ries.

[Clique aqui para consultar mais detalhes no Roteiro Musical.]