Mozarteum Brasileiro lança temporada 2015

por Redação CONCERTO 28/10/2014

Quatro orquestras sinfônicas, um inovador projeto coral e dois recitais de música de câmara são as atrações do Mozarteum Brasileiro para a temporada 2015, em São Paulo. A agenda terá 14 apresentações de sete grupos convidados, alguns deles fazendo sua estreia brasileira, outros retornando a nossos palcos.

 

A abertura do ano será em abril, com a tradicional Orquestra Sinfônica Estatal da Rússia, que será regida pelo maestro Michail Jurowski. É a primeira vez que o grupo vem ao Brasil, e o solista será o violoncelista Alexander Buzlov.

Em maio, a Sala São Paulo abriga dois concertos da Filarmônica Austro-Húngara Haydn, que será conduzida por Alexander Lonquich (ele também será o solista, ao piano). A orquestra surgiu da união de integrantes da Filarmônica de Viena e de músicos húngaros e tem como sede o Palácio Esterházy, em Eisenstadt, onde o Haydn trabalhou e escreveu algumas de suas principais obras.

Em junho, vem pela primeira vez ao Brasil a Orchestre de Pau, conjunto francês criado em 1985 por Michel Maunas e hoje dirigido por Fayçal Karoui, jovem regente de origem tunisiana. O diferencial do grupo é a atenção com a música de nosso tempo.

A música nova também faz parte do cotidiano da Chorakademie Lübeck, a outra atração de junho do Mozarteum. O coral é formado por jovens cantores de diversos países, que têm aulas e oferecem concertos, sempre apostando em programas cujo ponto de partida, nas palavras de seu diretor Rolf Beck, é a curiosidade na combinação de repertórios.

Em agosto, o destaque é a soprano Anna Caterina Antonacci, uma das principais vozes da atualidade, que será acompanhada do pianista Maciej Pikulski.

Na sequência, em outubro, volta a se apresentar em São Paulo o Gershwin Piano Quartet, interessante formação de quatro pianos. O ponto de partida da atividade do conjunto é justamente a obra do compositor americano que dá nome ao grupo, mas eles também se dedicam à investigação da música de outros autores do período.

Para o encerramento do ano, em outubro, haverá apresentações de outra orquestra, a Filarmônica Jovem de Viena, que será regida por Michael Lessky e terá como solista a violinista Albena Danailova.

A renovação de assinaturas irá de hoje a 28 de novembro; novas assinaturas serão vendidas a partir de 8 de dezembro. Outras informações sobre as assinaturas para a temporada do Mozarteum Brasileiro você pode obter por e-mail ingressos@mozarteum.org.br ou pelo telefone (11) 3815-6377. [JLS]

[Clique aqui para conferir a Temporada 2015 do Mozarteum Brasileiro.]

[Leia mais sobre a Temporada 2015 do Mozarteum Brasileiro na edição de novembro da Revista CONCERTO – clique aqui (acesso exclusivo para assinantes).]