Municipal do Rio faz concerto de reabertura e estreia “Il Trovatore”

por Redação CONCERTO 25/05/2010

Mesmo com as portas abertas e uma programação já em ritmo acelerado, somente nesta sexta, dia 27, acontece o concerto oficial de reabertura do recém restaurado Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Com regência dos maestros Silvio Viegas, Roberto Minczuk e Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Sinfônica, Coro e Balé municipais fazem no dia 27 apresentação de obras diversas, não informadas até o momento.

No sábado, dia 29 de maio, estreia no mesmo teatro a ópera Il Trovatore, de Giuseppe Verdi, com direção de Bia Lessa, regência de Silvio Viegas e a presença do Coro do Teatro Municipal, com sua centena de integrantes.

No papel de Leonora, destaque para a soprano italiana Chiara Taigi, que se reveza com a brasileira Laura de Souza. O elenco conta ainda com o tenor coreano Alfred Kim, o ucraniano Georgy Gayvoronsky e o brasileiro Juremir Vieira; as mezzo sopranos russas Anna Smirnova e Oxana Kornievskaya e a brasileira Luciana Costa e Silva, que interpretarão Azucena; os barítonos Rodrigo Esteves e Manuel Alvarez; e o baixo Luiz Ottavio Faria.

A ópera tem récitas também nos dias 31 de maio; 1º, 3, 4 e 5 de junho, sempre às 20h00.

O site do Teatro Municipal infelizmente não acompanhou a reforma, e não mostra na programação sequer o concerto de reabertura, mas a melhor experiência é mesmo estar no Rio de Janeiro e ir pessoalmente contemplar a beleza e a história do Teatro Municipal.

[Veja o vídeo com a soprano italiana Chiara Taigi]