Naomi Munakata é demitida da direção do Coro da Osesp

por Redação CONCERTO 12/12/2015

A maestrina Naomi Munakata já não é mais diretora do Coro da Osesp, grupo que liderou desde a sua criação, em 1994. Em nota distribuída ontem e divulgada hoje pelo jornalista João Luiz Sampaio, a direção da Fundação Osesp afirma que, “com o trabalho consolidado por ela, que o elevou a um alto patamar, cabe agora a nosso Coro desenvolver um processo de renovação artística, aspirando ao crescimento de prestígio nacional e internacional, bem como à manutenção e reforço de sua presença na cidade e no estado de São Paulo” (leia aqui). Ainda no ano passado, a maestrina Naomi Munakata havia sido homenageada pela fundação e condecorada com o título de regente honorária.

 

Naomi Munakata é uma das mais competentes regentes corais do país. Após a incorporação do antigo Coral Sinfônico do Estado de São Paulo à Osesp – levada a cabo na segunda metade dos anos 1990 –, Munakata logrou formar um grupo de qualidade inédita, que protagonizou alguns dos principais programas da Osesp desde sua reformulação.

Naomi Munakata seguirá colaborando com o Coro da Osesp – em outubro de 2016, ela regerá um concerto com obras de compositores românticos alemães, que, conforme a nota da Osesp, “sempre foi uma de suas especialidades”. Não há ainda nenhuma definição sobre quem assumirá o cargo; na nota, a Fundação Osesp afirma que receberá maestros convidados ao longo da temporada e que, “durante este período de transição, todos os participantes do projeto serão ouvidos, a começar pela própria regente”.

 


Leia abaixo, na íntegra, a nota da Fundação Osesp:

 

Em nome de todos os cantores, instrumentistas, maestros, funcionários e conselheiros da Fundação Osesp, agradecemos a Naomi Munakata, Regente Honorária do Coro, pelos 21 anos de dedicação exemplar e centenas de memoráveis concertos.

Fundadora do Coro, em 1994, Naomi teve participação inestimável nos projetos musicais e educativos desenvolvidos ao longo dessas duas décadas. Em 2016, ela deixará a Direção do Coro, que receberá Maestros Convidados ao longo da Temporada.

Com o trabalho consolidado por ela, que o elevou a um alto patamar, cabe agora a nosso Coro desenvolver um processo de renovação artística, aspirando ao crescimento de prestígio nacional e internacional, bem como à manutenção e reforço de sua presença na cidade e no estado de São Paulo. Durante este período de transição, todos os participantes do projeto serão ouvidos, a começar pela própria regente.

Desejamos à querida Naomi Munakata continuado sucesso em todas as suas atividades; e aguardamos desde já seu concerto com o Coro da Osesp em outubro do ano que vem, interpretando repertório de autores românticos alemães que sempre foi uma de suas especialidades.

Marin Alsop, Diretora Musical
Arthur Nestrovski, Diretor Artístico
Marcelo Lopes, Diretor Executivo

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.