O Quebra-Nozes é apresentado pela TV Cultura no dia 24

por Redação CONCERTO 22/12/2011

Os finais de ano costumam ser bastante repetitivos no que diz respeito aos repertórios musicais. A figura do Papai Noel costuma vir acompanhada do som dos violinos, que uma vez por ano são ouvidos em shopping-centers e nas ruas de compras entoando canções como Adeste fidelis e Noite feliz. Mas apesar da concorrência, o grande vencedor em exposição pré-natalina nos teatros paulistas é o russo Piotr Tchaikovsky com sua música para o balé O Quebra-Nozes - superando inclusive O Messias de Händel.

 

Neste mês de dezembro, São Paulo foi invadido por apresentações de O Quebra-Nozes, na forma de balé completo ou de suíte orquestral, por grupos como a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo com o Coro Infantil da Osesp, em transmissão nos cinemas de todo o Brasil da montagem moscovita pela Mobz e por companhias de dança como a Cisne Negro, que apresentou o balé 12 vezes no Teatro Alfa e realizou apresentações abertas na Praça Charles Miller.

Para quem ainda não ouviu O Quebra-Nozes este ano, ou para aqueles que querem rever, a TV Cultura transmite o balé dia 24 às 22h, com o a Orquestra e o Balé da Ópera de Berlim sob a regência de Daniel Barenboim.

A história de O Quebra-Nozes se passa numa noite de Natal na casa da menina Clara, que ganha um quebra-nozes de aparência humana e vestido como um soldado. Fantasia e magia vão se misturar nessa história que, desde sua estreia no Teatro Marinsky, em São Petersburgo, no dia 17 de dezembro de 1892, encanta crianças e adultos de todo o mundo.