Oito atrações compõem a temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro

por Redação CONCERTO 29/10/2009

Uma das mais importantes entidades que promovem concertos internacionais na cidade de São Paulo, o Mozarteum Brasileiro lança sua temporada 2010. Serão ao todo oito atrações, entre orquestras e grupos de câmara, que se apresentam em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro de abril a outubro.

O Ensemble Berlin é o primeiro grupo a tocar, dias 27 e 28 de abril na Sala São Paulo. Fazer música juntos num clima descontraído foi o que primeiro motivou amigos e colegas que tocavam na Orquestra Filarmônica de Berlim a se reunir, em 1999, para apresentar-se num festival. Ao final da bem-sucedida apresentação, surgiu o desejo de fazer outras como aquela, e assim nascia o Ensemble Berlin. Seu repertório é amplo, indo do Clássico ao Moderno, e inclui formações diversas, como quinteto, octeto e noneto. Entre sua discografia mais recente destaca-se o disco com o oboísta Christoph Hartmann solando em concertos para seu instrumento de Scarlatti, Bellini e Cimarosa.

Já em maio a atração é o recém-formado Waldstein Quartett. Exímios músicos de carreira internacional, Mirijam Contzen, Gernot Süßmuth (violinos), Ulrich Eichenauer (viola) e Peter Hörr (violoncelo) reuniram-se pela primeira vez em um festival de música de câmara em 2007. Foi “amor à primeira nota”, o que os fez imediatamente pensar num quarteto estável e iniciar os ensaios. A primeira apresentação oficial do grupo aconteceu em outubro de 2008 no Teatro Nacional de Weimar, na Alemanha, e neste ano o Waldstein Quartett já esteve em turnê pelos EUA e Japão, além de realizar diversos concertos pela Alemanha.

A Oslo Camerata marca presença em maio, apresentando-se em São Paulo e Santos. Reunindo profissionais e jovens talentos de seu país, a Camerata foi fundada em 1998 por Stephan Barrat-Due, seu diretor artístico e também violinista solista do grupo. A violista Soon-Mi Chung, outra integrante, atuará como solista.

Junho marca a presença da primeira orquestra sinfônica da temporada do Mozarteum: a excelente NDR Radio-Philarmonie Hannover, sob regência de Eivind Gullberg Jensen, que toca com a participação da violinista Isabelle van Keulen. A orquestra da Rádio NDR de Hannover realiza anualmente inúmeras transmissões radiofônicas, turnês e gravações de CDs e seu regente, Eivind Gullberg, é um dos destaques da nova geração de maestros. Os concertos dessa tradicional orquestra acontecem na Sala São Paulo, dias 21 e 22, e também ao ar livre, no dia 20.

Agosto terá como atração outro conjunto sinfônico, a Heidelberger Sinfoniker. Reputada como orquestra de interpretação historicamente orientada, o grupo concentra suas atividades nos clássicos vienenses (Haydn, Mozart, Beethoven) e nos primeiros românticos alemães. Fundada em 1994, conta com larga discografia, na qual se destaca um projeto iniciado em 1999 que pretende registrar todas as 105 sinfonias de Haydn, numa série de 20 CDs. A Heidelberger vem acompanhada de seu regente titular, Thomas Fey, e da solista Haiou Zhang (piano). Ainda no mês de agosto e no início de setembro, é a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, sob regência de seu titular Roberto Tibiriçá, quem faz as apresentações, tendo como destaque a exímia pianista portuguesa Maria João Pires. A Sinfônica de Heliópolis e o maestro Tibiriçá já se apresentaram na temporada do Mozarteum deste ano, com grande sucesso.

A grande atração da temporada do Mozarteum Brasileiro vem ao país em setembro. A Orquestra Filarmônica de Munique toca sob regência de Zubin Mehta em São Paulo (dias 26, 27 e 28) e no Rio de Janeiro (dia 29). O centenário grupo foi fundado em 1893 e é uma das grandes orquestras da Alemanha, tendo entre seus titulares nomes do porte de Anton Bruckner, Sergiu Celibidache e James Levine. Atualmente dirigida por Christian Thielemann, a Filarmônica de Munique tem Zubin Mehta como seu regente honorário.

Os Meninos Cantores de St. Thomas, acompanhados pela Orquestra Bach da Gewandhaus de Leipzig, fazem o programa de encerramento da temporada, dias 26 e 27 de outubro, na Sala São Paulo. O conjunto atuará sob regência de George Christoph Biller e trará os solistas Gabriele Hierdeis (soprano), Sibylle Kamphues (contralto), Hans Joerg Mammel (tenor) e Markus Flaig (baixo).

[Clique aqui para consultar a temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro.]

Assinaturas
Informações sobre as assinaturas da temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro podem ser obtidas pelo site www.mozarteum.org.br ou telefone (11) 3815-6377.