Ópera de Villa-Lobos abre temporada do Municipal de São Paulo [concorra a ingressos]

por Redação CONCERTO 05/08/2011

Entre os dias 7 e 14 de agosto, a ópera volta a ressoar pelo centenário Teatro Municipal de São Paulo. A menina das nuvens, última das quatro óperas compostas por Heitor Villa-Lobos, foi a escolhida para abrir a temporada de óperas do segundo semestre.

 

Em três atos, a ópera teve sua partitura revisada pelo maestro Roberto Duarte, que irá reger a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico. A montagem, vencedora do Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita, tem direção cênica de William Pereira e cenários e figurinos de Rosa Magalhães. No elenco, a ópera conta com Gabriella Pace (menina das nuvens), Licio Bruno, Inácio Nonno, Homero Velho, Regina Helena Mesquita, Flávio Leite, Fabíola Protzner, Silvia Tessuto, Adriana Clis, Giovanni Tristacci e Maíra Campos.

Estreada em 1960, um ano depois do falecimento do compositor, a ópera teve apenas duas récitas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e permaneceu praticamente desconhecia até 2009, quando foi apresentada no Palácio das Artes de Belo Horizonte. A produção da Fundação Clóvis Salgado de Minas Gerais finalmente chega a São Paulo, com cinco apresentações no Teatro Municipal.

Conhecida pelo compositor como “uma aventura musical”, A menina das nuvens foi criada a partir de peça de Lúcia Benedetti, e narra a história fantástica de uma menina que o vento levou para viver com ele no céu. Criada nas nuvens, a criança decide voltar para a Terra em busca de suas origens.

Concorra a ingressos

Os assinantes da Revista CONCERTO podem concorrer a pares de ingressos para assistir à ópera A menina das nuvens no dia 11 de agosto às 21h. Para participar, envie um e-mail para concerto@concerto.com.br com seu nome, telefone de contato e o título "Teatro Municipal", até o dia 9 de agosto às 14h. No próprio dia 9, às 18h, os nomes dos ganhadores serão divulgados neste site.

Os assinantes sorteados deverão retirar seus pares de ingressos meia hora antes do concerto, mediante apresentação de documento de identificação, na bilheteria do Teatro Municipal.

Se você ainda não é assinante da CONCERTO, clique aqui para ter informações sobre assinaturas. 

[Veja detalhes da ópera no Roteiro Musical]