Óperas “Macbeth” e “Werther” estreiam neste final de semana em São Paulo

por Redação CONCERTO 21/11/2012

Neste final de semana São Paulo tem as estreias de duas óperas consagradas, ambas baseadas em grandes títulos da literatura universal. Macbeth, baseada na obra homônima de Shakespeare, estreia nesta sexta-feira, dia 23, no Teatro Municipal; enquanto Werther, inspirada em Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, estreia no domingo no Teatro São Pedro.

 

Com direção de Robert Wilson, Macbeth, de Giuseppe Verdi, tem apresentações também dias 25, 27 e 29 e conta com as participações da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coral Lírico regidos pelo maestro Abel Rocha, diretor artístico da casa. No elenco, todo de cantores italianos, estão artistas como Angelo Veccia, Carlo Cigni, Anna Pirozzi, Lorenzo Decaro e Elayne Caser. A montagem é fruto de uma parceria do Municipal de São Paulo com o Teatro Comunale di Bologna e a Change Performing Arts Milano e encerra a passagem de Robert Wilson pelo Brasil, após as apresentações no Sesc da Ópera dos três vinténs e de Lulu.

No domingo é a vez de Werther, de Jules Massenet, que encerra a temporada 2012 de óperas do Teatro São Pedro. A nova montagem tem na direção o maestro Luiz Fernando Malheiro e André Heller-Lopes, a mesma dupla que recentemente apresentou a bem-sucedida montagem de O Crepúsculo dos Deuses em São Paulo. Eles contam com um elenco formado por Fernando Portari e Leonardo Neiva se revezando no papel de Werther (inusitadamente um tenor e um barítono), além da mezzo-soprano Luisa Francesconi (Charlotte), da soprano Gabriella Pace (Sophie), dentre outros. Além do dia 25, a ópera será apresentada em 26, 27 e 29 de novembro e 1, 2 e 4 de dezembro. A montagem tem ainda como evento paralelo uma conversa com Luiz Fernando Malheiro no dia 3, seguida de uma apresentação do Quarteto Werther de Brahms com o violinista Cláudio Cruz e outros músicos, com entrada franca.

[Veja detalhes sobre a ópera Macbeth]
[Veja detalhes sobre a ópera Werther]