Orchestre des Champs-Elysées abre temporada 2009 da Sociedade de Cultura Artística

por Redação CONCERTO 24/04/2009

Com a Orchestre des Champs-Elysées apresentando um repertório dedicado a Hector Berlioz, a Sociedade de Cultura Artística dá início a sua temporada 2009. Serão dois concertos na Sala São Paulo, segunda e terça-feira (dias 27 e 28), sob a regência do diretor artístico do grupo, o extraordinário maestro belga Philipe Herreweghe. Antes, no domingo, a orquestra se apresenta gratuitamente no Sesc Itaquera, em concerto que será transmitido ao vivo pela TV Cultura.

Residente no Teatro des Champs-Elysées, em Paris, e no Palácio de Belas Artes de Bruxelas, a Orchestre des Champs-Elysées é mantida pelo Ministério Francês de Cultura e pelo governo da região de Poitou-Charentes, na França. Desde sua fundação, há 17 anos, dedica-se ao repertório que vai de meados do século XVIII ao início do século XX. A direção da orquestra é do maestro Philippe Herreweghe, que é um dos mais respeitados músicos de sua geração. Herreweghe já trabalhou com algumas das mais importantes orquestras do mundo e esteve à frente de dezena de gravações, com grupos como o Collegium Vocale, o La Chapelle Royale, o European Vocal Ensemble e a própria Orchestre des Champs-Elysées.

A orquestra fará um repertório muito especial totalmente dedicado ao compositor Hector Berlioz, um dos principais nomes do Romantismo francês. O programa das duas noites na Sala São Paulo tem início com a Sinfonia fantástica ou “Episódio da vida de um artista”, sua obra mais conhecida. Dividida em cinco partes, foi a primeira sinfonia escrita por Berlioz. Em seguida, a orquestra mostra ao público o monodrama lírico Lélio, ou retorno à vida, criado para ser executado justamente na sequência da Sinfonia fantástica, e que terá intervenções de um ator, dois cantores e um coro, complementadas por projeções em vídeo.

Antes dos concertos da Sala São Paulo, no domingo (26), a orquestra se apresenta no Sesc Itaquera, às 15 horas e com entrada franca, em uma celebração do Ano da França no Brasil. No concerto, que será transmitido ao vivo pela TV Cultura, será executada a Sinfonia Fantástica de Berlioz.

Serviço:
Orchestre des Champs-Elysées
Regência: Philippe Herreweghe
Dias 27 e 28 de abril, 21 horas, Sala São Paulo
Informações e vendas: (11) 3258-3344
Dia 26 de abril, 15 horas com entrada franca, Sesc Itaquera
(Esta apresentação será transmitida ao vivo pela TV Cultura.)