Orquestra Acadêmica encerra Festival de Campos do Jordão na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 24/07/2009

Na tarde deste domingo (26/7), às 17 horas, a Orquestra Acadêmica faz a cerimônia de encerramento do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sob regência de Roberto Minczuk, diretor artístico do evento, a orquestra apresentará obras de Maurice Ravel (La Valse e o Concerto para piano em sol maior), e de Camille Saint-Saëns (a Sinfonia n°3 em dó menor, op. 78 – Órgão). O solista do concerto de Ravel será o excelente pianista francês Michel Dalberto.

Michel Dalberto, de 54 anos, começou a tocar piano aos 4 anos de idade. Aos 12 já estudava com Vlado Perlemuter no Conservatório de Paris. Também teve aulas com Nikita Magaloff, Raymond Trourard and Jean Hubeau. Em 1975 venceu o Concurso Clara Haskil e o Concurso Mozart de Salzburg e em 1978 venceu o Primeiro Prêmio no concorrido Concurso de Leeds. Dalberto é um dos mais atuantes e requisitados pianistas da atualidade.

Durante a cerimônia, os melhores bolsistas do festival serão laureados com o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que oferece bolsas de estudos no exterior. Já os vencedores do concurso Camargo Guarnieri receberão duas bolsas de estudos nas classes de composição e regência. Haverá, ainda, uma homenagem às personalidades que se destacaram ao longo dos 40 anos de existência do Festival e o lançamento de um livro comemorativo.

A apresentação da Orquestra Acadêmica na Sala São Paulo será transmitida ao vivo na TV Cultura, com apresentação de Estela Ribeiro, comentários de Irineu Franco Perpetuo (colunista deste site) e reportagens de Tatiana Ferraz.