Orquestra de Câmara de Toulose toca nesta quinta e sexta em São Paulo

por Redação CONCERTO 06/09/2011

Pela primeira vez no Brasil, a Orchestre de Chambre de Toulouse se apresenta no dia 8 de setembro no grande auditório do MASP, no projeto “Música no Masp”, com entrada franca. O grupo, criado em 1953 por Louis Auriacombe, toca também no dia 9 de setembro no Teatro do Sesi, em São José do Rio Preto (SP), também com entrada franca.

 

A Orquestra de Câmara de Toulouse tem no repertório peças que vão do barroco à criação contemporânea, apresentadas em mais de 100 concertos a cada ano. O grupo apresenta-se com solistas como Christophe Coin, Gautier Capuçon, Natalie Dessay, Michel Kiener e David Kadouch, além de participar de festivais na França (La Chaise Dieu, La Vézère, Pablo Casals à Prades, Septembre Musical de l’Orne), Japão, Suécia, Suíça e Espanha.

Gilles Colliard, diretor do grupo  desde 2004, nasceu na Suíça e estudou no Conservatório Superior de Música de Genebra com Jean-Pierre Wallez, quando obteve o primeiro prêmio de virtuosidade. Aperfeiçoou-se na TiborVarga e, paralelamente, especializou-se na interpretação do repertório barroco com instrumentos de época. Solista, maestro, compositor e pedagogo, Gilles Colliard é um músico de múltiplas faces. Sua discografia compreende mais de 30 gravações, muitas delas premiadas com o Télérama, Diapason d’Or e Monde de la Musique. Colliard toca com um violino de António Stradivarius de 1732.