Orquestra Petrobras Sinfônica toca com o quarteto de violões Quaternaglia

por Redação CONCERTO 24/09/2012

Sob a direção do maestro Luiz Gustavo Petri, a Orquestra Petrobras Sinfônica faz nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, uma apresentação no Teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeirol, com o quarteto de violões Quaternaglia. Eles interpretam o Concerto andaluz de Joaquín Rodrigo e a orquestra toca também o Ponteio de Claudio Santoro e a Gismontiana de Leo Brouwer.

 

Antes, no dia 25, haverá um Ensaio aberto com entrada franca, às 16h na Fundição Progresso.

O premiado quarteto de violões, formado por Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Paola Picherzky e Sidney Molina, tem sido aclamado como um dos mais importantes conjuntos de violões da atualidade, tanto pelo alto nível de seu trabalho camerístico quanto pela importante contribuição para a ampliação do repertório. Em mais de 15 anos de atuação, o grupo vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores brasileiros de diversas gerações, tais como Egberto Gismonti, Almeida Prado, Paulo Bellinati, Sérgio Molina, e Paulo Tiné.

A atuação do Quaternaglia começou a despertar o interesse da crítica internacional a partir de 1998, após a obtenção do Ensemble Prize no Concurso Internacional de Violão de Havana (Cuba) e da participação em importantes séries de violão e música de câmara dos Estados Unidos.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]