Orquestra Sinfônica Brasileira abre o 51º Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro

por Redação CONCERTO 06/11/2013

Entre os dias 8 e 24 de novembro acontece no Rio de Janeiro a 51ª edição do Festival Villa-Lobos. Com coordenação artística de Marcelo Rodolfo, o festival tem como homenageado máximo o compositor Ernesto Nazareth, cujo nascimento completou 150 anos em 2013.

 

Na esteira das efemérides, também serão lembrados Edino Kireger (85 anos), Turíbio Santos e Dori Caymmi (70 anos) e David Chew (60 anos). Dominguinhos, Mario Tavares, Almeida Prado, Alceo Bocchino, Radamés Gnattali, Camargo Guarnieri e Dorival Caymmi também terão seu legado celebrado, em homenagens póstumas que incluem suas composições em diversos programas do evento.

A abertura do festival acontece no dia 8, às 18h30, na praia de Copacabana, quando o maestro Leonardo Fuks lidera a Cyclophonia, uma performance ciclística que une o happening com a música. Mais tarde, às 20h30, o Espaço Tom Jobim recebe o concerto inaugural do festival com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Marcos Arakaki. O grupo terá como solista ao violão Turíbio Santos e, no repertório, peças de Santos, Mario Tavares e Edino Krieger.

O encerramento, no dia 24, terá um concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ, que, sob a regência de Lutero Rodrigues, acompanhará dois solistas: Silvia Brava (harpa), e Celso Woltzenlogel (flauta) – a apresentação ocorre também no Espaço Tom Jobim.

Ao todo serão mais de 50 atrações, contabilizando cerca de 130 artistas. Destaque para a presença do Quinteto Villa-Lobos, Orquestra Sinfônica Brasileira, Rio Cello Ensemble, Sonia Rubinsky e o trio formado por Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Arthur Nestrovski – que apresenta o show O Fim da Canção, dedicado ao repertório moderno de canções paulistas.

O Festival Villa-Lobos terá apresentações também no Museu Villa-Lobos, no Cineclube do Jardim Botânico, no Theatro Municipal, na Escola de Música da Rocinha, na UFRJ, no Sesc Ginástico, no CCBB e no Espaço Criança Esperança do Cantagalo.

[Veja mais no Roteiro Musical]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.