Osesp divulga as atrações de sua temporada 2009

por Redação CONCERTO 09/10/2008

Como ocorre todos os anos neste período, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo anuncia os programas que constituirão a sua temporada 2009, primeiro para a renovação de seus atuais assinantes e, a seguir, abrindo a possibilidade para o público em geral assinar uma das 18 disputadas séries de concertos disponíveis. Serão ao todo 30 programas sinfônicos, um coral e 20 apresentações de música de câmara, o que totalizará nada menos do que 130 récitas na Sala São Paulo. Além da visita de maestros e solistas convidados aos quais vale a pena ficar atento, a temporada 2009 terá a execução de duas óperas: Falstaff, de Giuseppe Verdi, (em abril) e O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss (em setembro).

“Temos a pretensão de oferecer, a cada ano, uma programação mais interessante, mais diversificada, mais instigante e mais atraente. Não é uma tarefa fácil, se levarmos em consideração que, nestes últimos 11 anos, tocamos quase a totalidade do repertório sinfônico tradicional”, ressalta o maestro John Neschling, diretor artístico da orquestra.

Outros destaques de 2009, ao lado das referidas óperas em versão de concerto, são as execuções de obras como a Sinfonia nº 2 – Lobgesang, de Mendelssohn e peças contemporâneas da russa Sofia Gubaidulina, novas visitas da percussionista Evelyn Glennie e dos maestros Claus Peter Flor e Frank Shipway, sem falar de artistas brasileiros como o violonista Fábio Zanon e os pianistas Ricardo Castro e Arnaldo Cohen.

O piano, aliás, caracteriza uma das novidades da temporada, já que o mês de outubro será inteiramente dedicado ao instrumento, com quatro pianistas de renome internacional (Jean-Philippe Collard, José Feghali, Artur Pizarro e Anatol Ugorsky) executando um repertório diversificado, de Chopin a Gottschalk, passando por Villa-Lobos, Ravel, Prokofiev, Beethoven, Stravinsky, Albéniz e Mussorgsky.

A temporada 2009 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo tem início nos dias 5, 6 e 7 de março, com o oratório Paulus, de Mendelssohn. O encerramento será nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, com um programa dedicado às mais famosas trilhas do cinema. Veja os detalhes para fazer uma assinatura e a programação completa da Osesp em 2009 neste link.

[Assinantes da Revista CONCERTO receberão, junto com a edição de novembro, o caderno da Temporada 2009 da Osesp.]