Osesp e Nelson Freire antecipam repertório da turnê em concerto ao ar livre

por Redação CONCERTO 10/07/2012

Com solo do pianista Nelson Freire e regência de sua titular, Marin Alsop, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta nos dias 12, 13 e 14 de julho na Sala São Paulo, dentro das séries de concerto da orquestra, e também no domingo, dia 15, às 11h, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, com entrada franca.

 

O programa que a Osesp apresenta nestes quatro concertos em São Paulo tem parte do repertório que será levado para a Turnê Internacional 2012 do grupo, que acontece em agosto e que inclui a inédita participação da orquestra no BBC Proms de Londres.

Os concertos começam com suíte Estância, op. 8a, de Alberto Ginastera, obra formada por quatro danças. Em seguida, será executada a fantasia para piano e orquestra Momoprecoce, de Villa-Lobos, com Nelson Freire ao piano. Com temática que remete ao Carnaval brasileiro, a peça tem oito partes em que padrões europeus são abrasileirados e desembocam em trechos autenticamente nacionais.

A última peça é a famosa Sinfonia nº 9, Do Novo Mundo, de Dvorák. Escrita durante a temporada do compositor tcheco nos Estados Unidos, a peça traz elementos que, se não verdadeiramente norte-americanos, pelo menos representam uma forma autêntica de observar o país.

Na manhã de quinta-feira, dia 12, o mesmo repertório será apresentado no Ensaio Geral da Osesp na Sala São Paulo, a preços populares e com ingressos limitados.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]