Percussionista vence prêmio de R$ 60 mil da Orquestra Jovem do Estado

por Redação CONCERTO 26/12/2012

O percussionista Rubens Celso Lopes Filho, de 21 anos, venceu o prêmio Ernani de Almeida Machado, disputado por 90 músicos da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Natural de Fernandópolis, Rubens é bacharel em percussão pelo Instituto de Artes da Unesp, e integrou o Grupo Piap sob orientação dos professores John Boudler, Carlos Stasi e Eduardo Gianesella. Atualmente, Rubens é chefe do naipe de percussão da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.

 

O prêmio foi anunciado no concerto da orquestra na Sala São Paulo no último dia 20 de dezembro. O Prêmio Ernani de Almeida Machado, no valor de R$ 60 mil, é o maior concedido até hoje a uma orquestra jovem. O benefício vem do patrocínio fechado entre a Santa Marcelina Cultura, organização social responsável pela gestão da Emesp Tom Jobim – entidade que abriga a Orquestra Jovem –, e o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. A iniciativa se repetirá nos próximos quatro anos e faz parte das comemorações dos 40 anos do escritório.

Conforme explica o diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, “não restam dúvidas de que 2012 foi um ano de muitas conquistas para a Orquestra Jovem. Tivemos o aumento no valor da bolsa, o que acentuou a concorrência e nível dos músicos bolsistas. A reformulação promovida em conjunto com o Cláudio Cruz foi muito bem sucedida e tivemos excelentes performances do grupo com críticas muito favoráveis da imprensa especializada. A participação de grandes maestros, como Ashkenazy e Shipway, além da primeira viagem à Europa, contribuíram muito para a formação desses jovens. E, para coroar este grande ano, temos o vencedor do Prêmio Ernani de Almeida Machado, que receberá uma bela bolsa para estudar em um importante conservatório, a ser escolhido pelo bolsista”.

(A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo concorre, junto com o violinista Luiz Filip e o maestro Marcelo Lehninger, ao Prêmio CONCERTO 2012 na categoria Jovem Talento. Os vencedores do Prêmio CONCERTO serão conhecidos na edição bimestral de janeiro-fevereiro da publicação.)