Petrobras Sinfônica começa venda de novas assinaturas para a temporada de 40 anos da orquestra

por Redação CONCERTO 19/12/2011

Teve início no último final de semana o período de aquisição de novas assinaturas para a temporada dos 40 anos da Orquestra Petrobrás Sinfônica, que preparou para o público carioca uma seleção de concertos que inclui uma ópera inédita de João Guilherme Ripper e a presença de Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antonio Meneses.

As duas séries com cinco concertos cada – ambas no Teatro Municipal do Rio de Janeiro – têm além dos destaques brasileiros a participação de artistas internacionais como a britânica Alison Balsom, que acaba de receber pela segunda vez o Female Artist of the Year, no Classic Brit Awards 2011, o pianista irlandês Barry Douglas e o jovem norte-americano Tim Fain, especialista no repertório para violino de Philip Glass.

A Opes também fará a estreia latino-americana de outra obra brasileira, Phases, de Sergio Assad para o Duo Assad, que será apresentada ao público no concerto de 18 de agosto sob regência do polonês Antoni Wit. O cinqüentenário da morte de Jacques Ibert e o centenário da morte de Jules Massenet serão lembrados com algumas das mais emblemáticas composições dos compositores, assim como o Ano Itália no Brasil, com obras de Giacomo Puccini.

A programação de 2012 da Petrobras Sinfônica conta ainda com programas alternativos no Teatro Oi Casa Grande; concertos gratuitos da série Mestre Athayde nas igrejas do Rio de Janeiro; Ensaios Abertos na sala da orquestra, na Fundição Progresso; a série MPB & Jazz, com grandes nomes da música popular brasileira; os CyberConcertos; e apresentações gratuitas na série Metrônomo, entre muitos outros. “A grande maioria das nossas atividades é inteiramente gratuita, comprovando a ‘acessibilidade’ como um dos nossos principais atributos e motivo de maior orgulho”, afirma Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da Opes.

As assinaturas das séries da Petrobrás Sinfônica custam de 150 a 720 reais para 10 concertos; preços 25% inferiores aos praticados na venda avulsa.

[Veja a temporada completa e mais detalhes das assinaturas da Petrobrás Sinfônica]