Pianista austríaco Rudolf Buchbinder toca sonatas de Beethoven e Chopin

por Redação CONCERTO 23/07/2012

O pianista austríaco Rudolf Buchbinder realiza dois concertos na Sala São Paulo, nos dias 30 de julho e 1º de agosto, como parte da temporada 2012 do Mozarteum Brasileiro. Buchbinder é considerado um dos maiores pianistas em atividade, tendo estudado na Universidade de Música de Viena – instituição pela qual passaram nomes como Gustav Mahler, Jean Sibelius e Claudio Abbado.  Além de convidado habitual de grandes orquestras como as Filarmônicas de Berlim, Nova York e Londres, Buchbinder se notabilizou por sua discografia, que inclui a gravação completa das 32 sonatas de Beethoven – o público poderá apreciar algumas delas nas duas apresentações do pianista em São Paulo.

 

Cada concerto terá um repertório diferente. O programa do primeiro recital é totalmente dedicado a Beethoven. A primeira parte conta com a Sonata nº 8, ‘Patética’ e a popular Sonata op. 27, nº 2, ‘Sonata ao luar’. Depois do intervalo, o recital segue com a Sonata op. 10, nº 2 e a Sonata nº 23, ‘Appassionata’.

O segundo concerto, além da ‘Patética’ e da ‘Appassionata’, a segunda parte do recital é reservada para a monumental Sonata nº 3 de Chopin.

O pianista ainda ministrará masterclasses para estudantes de piano, no dia 31 de julho às 10h na Emesp.

[Veja detalhes no Roteiro Musical]