Pianista franco-canadense Marc-André Hamelin faz recital na Sala São Paulo

por Redação CONCERTO 26/07/2012

No último dia de julho, próxima terça-feira, o aclamado pianista franco-canadense Marc-André Hamelin faz apresentação solo como parte dos Recitais Osesp. O programa conta com obras de Berg, Fauré e Villa-Lobos, com destaque para Variações de um tema de Paganini, do próprio Hamelin, e dois Prelúdios (números 5 e 12) e a Sonata nº 2 de Rachmaninov.

 

Alguns destaques das apresentações de Marc-André Hamelin nos últimos anos foram um recital com obras de Liszt nos Proms da BBC e sua interpretação da Sinfonia nº 4 de Szymanowski com a Filarmônica de Berlim. Apresentou-se também no Lincoln Center e no Carnegie Hall, em Nova York, além de realizar uma turnê internacional com o Quarteto Takács, tocando o Quinteto para Piano de Schumann.

A Sociedade Pro Musica de Montreal prestou homenagem a Hamelin com uma série de seis concertos entitulados "A Arte de Marc-André Hamelin". Suas gravações mais recentes incluem um disco solo de obras de Liszt, selecionado para a categoria o prêmio Gramophone de 2011. Com um álbum de composições próprias, Hamelin: Etudes, recebeu em 2010 sua nona indicação ao Grammy. Hamelin recebeu o prêmio pelo conjunto da sua obra da Associação Alemã de Críticos de Discos, é membro da Sociedade Real do Canadá, oficial da Ordem do Canadá e Cavaleiro da Ordem do Québec. 

 

[Veja detalhes no Roteiro Musical]