Pianistas homenageiam Magda Tagliaferro nos 25 anos de sua morte

por Redação CONCERTO 17/11/2011

Até o dia 20 de novembro, nove pianistas brasileiros se apresentam na Caixa Cultural para lembrar Magda Tagliaferro, um dos nomes mais importantes da música clássica do século XX, falecida há 25 anos. A série Concertos Magda Tagliaferro terá, além dos recitais, uma mesa redonda sobre a trajetória da artista. Dos nove convidados, seis são ex-alunos da pianista: Fábio Caramuru, Flávio Varani, Gilberto Tinetti, Eva Gomyde, Analaura Souza Pinto e Eudóxia de Barros, além de Ronaldo Rolim, Karin Fernandes e Marco Antônio Bernardo, três pianistas de expressiva representatividade na cena musical atual.

 

No dia 17 de novembro, Eva Gomyde combina peças de sua autoria a de compositores como Noel Rosa e Egberto Gismonti. Em seguida, é a vez de Marco Antonio Bernardo apresentar o programa “Choros Famosos”, lembrando Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, entre outros.

O terceiro dia de programação, 18 de novembro, terá Karin Fernandes dedicando seu programa aos compositores Claudio Santoro e Edmundo Villani-Côrtes, e Eudóxia de Barros interpretando sete obras do compositor húngaro Franz Liszt. Mozart, Schumann, Debussy, Villa-Lobos e Stravinsky são as escolhas de Analaura Souza Pinto, que abre os recitais de 19 de novembro seguida por Gilberto Tinetti, que encerra a programação artística da série com o recital “Vários Momentos da Sonata – Mozart, Beethoven e Ravel”. Já no dia 20 de novembro acontece a Mesa Redonda sobre Tagliaferro.

Nascida em Petrópolis em 1893, Tagliaferro é considerada uma das grandes pianistas do século XX, tendo recebido, aos treze de idade, o Primeiro Prêmio do Conservatório de Paris. Além de concertos na França e em outros países da Europa, Brasil e Estados Unidos, e o convívio com grandes mestres do começo do século XX, também foi professora em Paris, São Paulo e Rio de Janeiro. Gravou seu primeiro disco em 1929 e recebeu diversos prêmios e condecorações nacionais e internacionais. Em 1940 fundou a Escola Magda Tagliaferro, que tempos depois se transformou em uma fundação.