Quarteto Brasileiro de Violões apresenta CD indicado ao Grammy 2011

por Redação CONCERTO 27/10/2011

No próximo sábado, 29 de outubro, o Quarteto Brasileiro de Violões lança no Auditório do MASP, em São Paulo, o CD “Brazilian Guitar Plays Villa-Lobos”, indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor álbum de música clássica.

 

Formado pelos violonistas Everton Gloeden, Tadeu do Amaral, Luiz Mantovani e Gustavo Costa, o quarteto foi criado em 1998, e em 2000 teve a oportunidade de mostrar seu trabalho no exterior. O sucesso foi tanto que já somam mais de 300 concertos por países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

O álbum “Brazilian Guitar Plays Villa-Lobos” é o primeiro que o quarteto dedica inteiramente a um compositor. No repertório, algumas obras-primas de Heitor Villa-Lobos, que mostram a genialidade do compositor que une a música popular e a folclórica à música erudita. Gravado na Helen Filene Ladd Concert Hall/Arthur Zankel Music Center (Skidmore College, Saratoga Springs, NY), o CD foi produzido pelo próprio quarteto e tem em sua instrumentação Everton Gloeden e Luiz Mantovani (oito cordas) e Tadeu do Amaral e Gustavo Costa (seis cordas).

O CD que homenageia Villa-Lobos é o quinto na discografia do Quarteto, que tem três deles dedicados à música brasileira: Essência do Brasil (2000), Encantamento (2002) e o recém lançado Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos (2011). Os outros dois contemplam arranjos inéditos de duas grandes obras do repertório universal, as Quatro Suites Orquestrais de Bach (2001), e a Suite Ibéria, de Isaac Albéniz (2006). Todos levam o selo norte-americano Delos.

O Quarteto, que tem como formação a música clássica, é considerado, no exterior, um dos principais grupos do gênero da atualidade. Suas pesquisas são voltadas para a música clássica brasileira, que representa um segmento importante explorado pelo grupo na montagem de um repertório pouco conhecido, de alto nível e que se identifica com o estilo do quarteto.