Quarteto da Julliard School de Nova York apresenta-se no MASP e dá master classes a alunos da periferia de São Paulo

por Redação CONCERTO 29/09/2010

O Afiara Strings Quartet, grupo residente da Juilliard School de Nova York - uma das mais conceituadas escolas de música do mundo -, se apresenta nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, às 20h00 no Masp. No repertório, o Quarteto de cordas nº 2 op. 13 de Mendelssohn, Cat O'Nine Tails John Zorn e o Quarteto de cordas nº 7 op. 59 nº 1 de Beethoven.

Fundado em 2006, o Afiara String Quartet é formado pelos músicos canadenses Valerie Li (violino), Yuri Cho (violino), David Samuel (viola) e Adrian Fung (violoncelo). O grupo de cordas é residente da Juilliard School, onde atua também como assistente do célebre Juilliard String Quartet. O Afiara ganhou o concurso internacional Concert Artists Guild em Nova York, depois de receber o segundo prêmio no ARD Munich Music.

Além da apresentação do dia 30, no dia 29 o quarteto realiza ensaio aberto no Masp e até o dia 1º de outubro faz master classes na sede da Tom Jobim, no Largo General Osório, para alunos inscritos e para os jovens músicos dos polos Cidade Dutra, São Rafael, Parque Veredas, São Mateus, Parque São Carlos e Perus do Guri Santa Marcelina.

O grupo veio ao Brasil a convite da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo, como fruto do projeto de cooperação entre a Juilliard School e a Santa Marcelina Cultura, que prevê a visita de músicos da Juilliard School ao Brasil, além da presença de professores e estudantes de mestrado da Juilliard School em master classes e recitais solo e também em conjunto com alunos e professores do Guri Santa Marcelina.