Rio de Janeiro faz homenagem a Silvio Barbato

por Redação CONCERTO 15/07/2009

Hoje (dia 15), às 19 horas, renomados artistas estarão reunidos na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro para um concerto em homenagem ao maestro Silvio Barbato. Promovido pelo Sesi Música, o concerto terá como mestre de cerimônia o ator Eduardo Moscovis.

O maestro Silvio Barbato, que foi uma das vítimas do acidente do voo da Air France, sempre se dedicou à democratização da música no país. Foi por doze anos diretor musical da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Colaborou com renomados complexos artísticos em diversos países, realizou um importante ciclo de gravações de obras raras, iniciado com a ópera Colombo de Carlos Gomes. Barbato compôs ópera, balé, música sinfônica e para o cinema. Sua trilha sonora para o filme Villa-Lobos recebeu o Grande Prêmio Brasil de Cinema. Foi diretor musical da Sala Palestrina em Roma, lugar sagrado da música de concerto na capital italiana, construída em 1650. Em março de 2009, abriu o Festival Internacional do Azerbaijão com a Filarmônica Nacional, primeira orquestra fundada após a revolução russa, em 1920.

Barbato também atuou junto ao Sesi, organizando a etapa nacional do Festival Sesi Música realizada em Brasília, em 2008 e em 22 Estados.

Serviço:
Homenagem ao maestro Sílvio Barbato
Concerto com Turíbio Santos (violão), Leo Gandelman e David Feldman, Janeth Dornellas e Larry Fontain, Wagner Tiso, Célia Porto e Rênio Quintas, Sebastião Teixeira e Claudia Ricciteli, Quinteto de Cordas e Banda Trampa, Moreira Chonguiça
Mestre de Cerimônia: Eduardo Moscovis
Dia 15 de julho, 19 horas
Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2332-9176
Entrada franca