"A Sagração da Primavera" completa 100 anos

por Redação CONCERTO 27/05/2013

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, uma das mais importantes obras do repertório mundial, A Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinsky, comemora 100 anos. Para comemorar a data, o duo de pianos formado por Paulo Álvares e Olga Kopylova tocam na Sala São Paulo dentro da série de câmara da Osesp ‘Um Certo Olhar’. Eles apresentam a versão para dois pianos da obra nos dias 29 e 30 de maio e 1º de junho, em apresentações que contam também com peças de Debussy e Lutoslawksy.
 
No mesmo dia 29, antes da apresentação de Paulo Álvares e Olga Kopylova, acontece a palestra do filósofo Jorge de Almeida, que aborda a emblemática obra de Stravinsky na série Música na Cabeça, também na Sala São Paulo.

 

Mas as comemorações pelos 100 anos da Sagração da Primavera não ficam somente na capital paulista.

No dia 5 de junho em Goiânia as pianistas Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian também tocam a versão para dois pianos da obra de Stravinsky, em evento com entrada franca no Campus da UFG.

No dia 10 de junho a TV Cultura transmite A Sagração da Primavera no Programa Clássicos, em gravação com a Orquestra do Teatro Mariinsky de São Petersburgo e regência de Valery Gergiev.

Dia 11 a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também apresenta a Sagração com regência do norte-americano Alastair Willis.
  
Nos dias 14 e 15 de junho é a vez da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresentar a Sagração da Primavera, com regência do diretor artístico do grupo, o maestro chileno Victor Hugo Toro.
  
E no dia 21 de julho a orquestra de bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão apresenta a obra na Sala São Paulo, com regência de Marin Alsop.

[Veja detalhes das apresentações no Roteiro Musical]

[Leia na Revista CONCERTO de abril a matéria de capa sobre a Sagração da Primavera]

Clássicos Editorial Ltda. © 2013 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.