Seminário discute desafios e perspectivas da ópera no Brasil

por Redação CONCERTO 17/11/2015

Um seminário promovido pelo Instituto Pensarte, com apoio da Revista CONCERTO, vai debater, no dia 30 de novembro no Theatro São Pedro, os desafios e perspectivas da ópera no Brasil. Além da reflexão em torno da organização e ação dos teatros e festivais, serão abordados os novos modelos de formação de artistas e a busca por uma relação mais próxima com o público.

 

O seminário será aberto, às 9h, por Mário Mazzilli, presidente do Conselho do Instituto Pensarte, e pelo secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo. Em seguida, das 10h às 13h, acontece a primeira mesa, Operação, cooperação e a busca por novos públicos, que contará com a participação de João Guilherme Ripper, presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio Janeiro; José Luiz Herencia, diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo; Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do Theatro São Pedro e do Festival Amazonas de Ópera; Mauro Wrona, diretor artístico do Festival de Ópera do Theatro da Paz; e Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, a partir de 2016, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A mediação será do jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio.

Na parte da tarde, acontece a segunda mesa do seminário, A formação na ópera, dedicada a discutir novas propostas para a formação de profissionais ligados ao gênero. Participam da mesa André Cardoso, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Gabriel Rhein-Schirato, coordenador do projeto Ópera Studio do Theatro Municipal de São Paulo; André dos Santos, coordenador pedagógico da Academia do Theatro São Pedro; Abel Rocha, diretor da Fábrica de Ópera (IA-Unesp); e Cleber Papa, idealizador e diretor da Companhia de Ópera Curta. A medição será do jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo. O encerramento do seminário será feito por Clodoaldo Medina, diretor executivo do Instituto Pensarte.

 

 

O seminário é aberto a profissionais da área e ao público em geral. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo site www.pensarte.org.br.

Clássicos Editorial Ltda. © 2015 - Todos os direitos reservados.
A reprodução de todo e qualquer conteúdo requer autorização, exceto trechos com link para a respectiva página.