Série Encontros Clássicos tem recital de piano, palestra e lançamento de livro sobre música na União Soviética

por Redação CONCERTO 21/05/2010

Neste sábado, dia 22, às 11h00 na Sala São Paulo (Sala do Coro) acontece o recital de lançamento do livro Círculos de influência - A música na União Soviética, de Marco Aurélio Scarpinella Bueno. Na ocasião, haverá palestra com o autor e recital com o pianista Antonio Eduardo, que toca repertório de compositores soviéticos.

 

O evento faz parte da série Encontros Clássicos e tem entrada franca - a distribuição de senhas acontece a partir das 10h30. Após o concerto, haverá sessão de autógrafos na Loja CLÁSSICOS.

programa
Arthur Lourié - Dois poemas op. 8
Nikolai Roslavets - Cinco prelúdios e três composições
Galina Ustvolskaya - Cinco prelúdios (1953)

sobre o livro
Após a iniciativa de trazer ao público brasileiro a primeira biografia em português de Shnittke, Marco Aurélio Scarpinella Bueno lança mais uma abrangente e cuidadosa pesquisa acerca da vanguarda russa. O livro apresenta um panorama biográfico-musical de uma geração de compositores soviéticos que têm como principais características em comum a influência de Shostakóvitch e o contexto político-social – que muitas vezes intervinha na criação de supostas músicas dissidentes. Dentre os compositores biografados nessa obra há tanto os familiares do público brasileiro – como Prokofiev, Gubaidúlina, Miaskovski e Sviridov – como outros menos conhecidos mas de grande influência na música erudita contemporânea. A obra aproxima o perfil dos compositores a partir de suas inter-relações, conflitos e criações vanguardistas ou tradicionalistas, tendo como palco principal os conservatórios de Moscou e Leningrado, onde lecionaram Shostakovich e outros ícones do período. Na última parte do livro o autor expande sua descrição para a música russa de hoje, além de explicar o fenômeno da "nova simplicidade" e da música dos países bálticos.

[Compre o livro pela internet]